PGDay São Paulo

Olá, pessoal

Depois de um bom tempo de inatividade estou voltando a escrever aqui :). Para recomeçar vou falar sobre o PGDay SP que ocorreu ontem (22/10/2010) na Fatec Zona Sul em São Paulo.

O evento reuniu um número bastante grande de pessoas para assistir as palestras, isto mostra a força que o PostgreSQL tem :). Eu particularmente fiquei surpreso pelo alto quorum de participantes. Foi um evento onde pude encontrar alguns colegas de PostgreSQL, como os amigos Fábio Telles, Flávio Gurgel, Rodrigo Marins e Marcelo Costa. Além destes, tive a oportunidade de encontrar ex-colegas de empresa (Matheus Espanhol) e também alguns ex-alunos, como a Patrícia e o Juliano. Este último está de parabéns por organizar todo evento. Também queria parabénizar a empresa 4Linux por patrocinar o evento, assim como Fábio Telles representando a Timbira por ajudar nas despesas do coffee, visto que foi um evento gratuito.

Sobre as palestras do evento vou tecer alguns comentários rápidos aqui:

Fábio Telles apresentou uma palestra falando sobre a diferença de backup via pg_dump e o PITR do PostgreSQL, e nos brindou com uma outra palestra falando sobre as funções de janelas, ou mais conhecidas por Window Functions adicionadas na versão 8.4 do PostgreSQL.

Rodrigo Marins falou sobre os problemas/erros que foram executados no Metro de SP e como podemos tirar lições para não comenter os mesmos erros, além disso deu alguns exemplos de boas práticas.

Valter Douglas palestrou sobre o uso do Zabbix e como utiliza-la para monitorar o PostgreSQL. Apresentou como monitorar alguns recursos do PostgreSQL como: Conexões idle, conexões com transações ainda não finalizadas entre outros recursos.

Flávio Gurgel apresentou o Case da Caixa Econômica Federal, que hoje roda em 22.000 (ATMs), isto é, os caixas de auto-atendimento. Também apresentou tópicos de tuning para o sistema operacional Linux (memória compartilhada, algoritmos de escalonamento de I/O)  e para o PostgreSQL.

Marcelo Costa comentou sobre o uso de streaming replication em conjunto com o Hot Standby associado a Cloud Computing.

E por fim, Matheus Espanhol apresentou as novidades da versão 9.o do PostgreSQL.

Era isso. Até a próxima.

Abraços

Anúncios

Publicado em 23 de outubro de 2010, em PostgreSQL. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: